• Escola Superior do MPPR

Divulgação de eventos externos - anos anteriores

Nesta página serão divulgados os eventos e cursos promovidos por outras instituições, sem ônus para o MPPR, para que os integrantes interessados possam participar.


2018


CURSO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AOS SERVIÇOS DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO

Curso

Saiba mais.

30/11/2018 


PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE OTAWA FARÁ PALESTRA NA UFPR SOBRE LEGISLAÇÃO CANADENSE SOBRE DROGAS

A legislação sobre drogas do Canadá – recentemente modificada, com a liberação do uso recreativo da maconha – será um dos temas da palestra que o professor João Velloso, da Universidade de Otawa, fará na UFPR no dia 4 de dezembro. Velloso abordará também o sistema canadense de imigração.

Promovida pelo grupo de extensão Estudos de Criminologia na América Latina, coordenado pelo professor Carlos Roberta Bacila, a palestra terá entrada gratuita e será aberta a qualquer interessado. Basta se inscrever previamente pelo email carbac@uol.com.br.

Bacila explica que os temas serão abordados em comparação com a legislação do Brasil e de outros países da América Latina.

A palestra será realizada no Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR, a partir das 19 horas.

Imagem evento UFPR

28/11/2018


PALESTRA DE FINAL DE ANO: O FUTURO INTELIGENTE, ALÉM DA INOVAÇÃO

A transmissão é gratuita e ocorre no dia 30 de novembro de 2018, das 10h às 12h. Para participar, basta acessar o link e fazer o login.

Quem não possuir login e senha para acesso à rede interna do MPRS deve utilizar o mesmo link acima e acessar pelo botão Acesso às Salas Públicas, realizar os procedimentos solicitados de identificação (nome e e-mail) e seguir as orientações de ingresso na sala do próprio sistema de transmissão.

Salientamos que essa atividade não têm inscrição. Os interessados acessam diretamente a plataforma pelo link acima mencionado.

Em caso de dúvidas entrar em contato com Daniele (CEAF/RS) através do telefone: (51) 3295 8402.

PalestraFinaldeAno

27/11/2018 


CICLO DE PALESTRAS - PALESTRA "A FUNÇÃO ADMNISTRATIVA EM MUTAÇÃO: DEVERES DE TRANSPARÊNCIA E DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO"

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF em colaboração com a FMP, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Direito, promove o Ciclo de Palestras - Palestra "A Função Administrativa em Mutação: Deveres de Transparência e Direito Fundamental de Acesso à Informação - Ppgd/Fmp", atividade educacional que visa construir entendimentos convergentes acerca de temáticas atuais em matéria de Direito.

Data: 29 de novembro de 2018.

Horário: 09h às 11h.

Saiba mais.

Ciclo de Palestras

26/11/2018 


1º CONGRESSO NACIONAL DO MP PRÓ-SOCIEDADE

A Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios sediará nos dias 29 e 30 de novembro de 2018, em Brasília/DF, o 1º Congresso Nacional do MP Pró-Sociedade, promovido por membros do Ministério Público de diversas Unidades da Federação, que tem o objetivo de discutir temas relevantes do Direito: Penal e Processual Penal, da Infância e Juventude, Processual Cível, Administrativo, Constitucional, além dos assuntos como improbidade, política criminal, vitimologia e criminologia.

Poderão participar membros de qualquer dos ramos do Ministério Público que se interessesm em promover um debate sobre os emas acima mencionados, definir estratégias de atuação, articular ações entre os ramos do Ministério Público brasileiro, além de traçar enunciados sobre a atuação da Instituição.

Acesse a programação.

21/11/2018


II SEMINÁRIO - O MINISTÉRIO PÚBLICO E A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LOGÍSTICA REVERSA

Estão abertas as inscrições para o II Seminário - O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, evento que será realizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente - Abrampa em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, no dia 29 de novembro de 2018, em Salvador/BA.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Seminário Salvador

21/11/2018 


DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Evento comemorativo ao Dia Internacional Contra a Corrupção alusivo à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 09 de dezembro de 2003, com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção.

Data: 04 de dezembro de 2018

Horário: 13h às 17h30

Local: Salão de Atos do Parque Barigui - Al. Ecológica Burle Marx, S/N - Santo Inacio, Curitiba - PR, 82010-715

Inscrições: clique aqui

Saiba mais.

Dia Internacional Contra a Corrupção

21/11/2018 


8º CONGRESSO VIRTUAL NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O objetivo é abordar o assunto nas áreas criminal, cível, trabalhista e institucional. O Congresso Virtual Nacional do MP é um espaço único que possibilita, na INTRANET, a total interação entre os colegas integrantes das Associações do Ministério Público brasileiro.

Período de remessa de teses : 05 de outubro a 13 de novembro de 2018

Tema: Os Desafios do Ministério Público no século XXI

Para mais informações, acesse o site.

25/10/2018


SEMINÁRIO: ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL

A Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), informa que estão abertas as inscrições para o Seminário: Acordo de Não Persecução Penal, a ser realizado no próximo dia 09 de novembro de 2018, no auditório deste Conselho, em Brasília - DF. 

O Seminário visa ao aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público nos casos em que seja possível a realização de acordo de não persecução penal, bem como debater os avanços e os questionamentos acerca do referido instrumento de otimização do sistema de justiça criminal.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia  06 de novembro de 2018 através desse link ou acesse a programação.

25/10/2018


CURSO DE PROCESSO CIVIL ITINERANTE NA OAB 

curso

A Ordem dos Advogados do Brasil do RS promove o Curso de Processo Civil Itinerante no dia 30 de outubro de 2018 com vagas disponíveis apenas para transmissão online. 

Entre os assuntos abordados, estão:

- Procedimentos Especiais, com Dra. Patrícia Trunfo (Advogada da União, Mestre em Direito);

- CPC/2015: Dos Protagonismos ao Desenvolvimento da Governança das Partes, com Dr. Paulo Júnior Trindade dos Santos (Advogado, Doutor em Direito);

- O Novo CPC e o Processo Eletrônico, com Dr. Luis Alberto Reichelt (Procurador da Fazenda Nacional, Doutor em Direito);

- Intervenção de Terceiros, Dra. Camila Victorazzi Martta (Advogada, Diretora Executiva da IBDFAM/RS).

O evento será transmitido das 17h às 21h e tem inscrições gratuitas pelo site.

25/10/2018


REVISTA JURÍDICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA

A Revista Jurídica do Ministério Público é um periódico científico de publicação anual, que tem como objetivo o aperfeiçoamento funcional dos membros e servidores do Ministério Público e o fomento da produção de trabalhos de interesses jurídico e demais pensadores do Direito. A edição n.12/2018, será lançada em formato digital, disponível no site do MPPB e na plataforma digital da Revista Jurídica do Ministério Público (em fase de implantação).

Outrossim, lembramos que os textos devem ser enviados durante o período 10 de outubro a 09 de dezembro de 2018, através do e-mail: ceaf@mppb.mp.br.

Mais informações através do telefone (83) 3221-0917 ou acesse o edital.

25/10/2018


SEMINÁRIO MINISTÉRIO PÚBLICO NO TRIBUNAL DO JÚRI / MPSC

O Seminário será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, com o tema: Seminário Ministério Público no Tribunal do Júri, em Florianópolis/SC, na Procuradoria-Geral de Justiça.

As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro através desse link. A abertura do evento será às 14h do dia 25 e, na sequência, acontecerão as palestras, conforme programação abaixo.

O CEAF/MPSC está disponibilizando 50 vagas para Membros de outros Ministérios Públicos. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas com a Gerência de Capacitação, pelo telefone (48) 3229-9394 ou e-mail gecap@mpsc.mp.br.

MPSC

16/10/2018


PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA A REVISTA JURÍDICA DA ESMP SÃO PAULO

A Escola Superior do Ministério Público de São Paulo oferece sua Revista Jurídica, qualificada pela CAPES, para a publicação de artigos científicos.

Principais critérios para aceitação dos artigos:

- Poderão submeter artigos professores universitários, estudantes, pesquisadores, membros e servidores dos Ministérios Públicos da União e dos Estados, assim como dos órgãos do Sistema de Justiça, integrantes de organizações da sociedade civil com atuação pertinente e demais interessados.

- Os autores devem possuir, no mínimo, o título de mestre. Autores que não atenderem este critério poderão apresentar seus artigos com coautor(es) que possua(m) a  titulação  mínima de mestre.

A publicação tem por objetivo divulgar temas pertinentes à atuação do Ministério Público e será composta por artigos conforme edital anexo, além de outros artigos que, a critério da Equipe Editorial, apresentem especial interesse para a qualidade da publicação.

Saiba mais.

16/10/2018


SEMINÁRIO: SEGURANÇA PÚBLICA E INTELIGÊNCIA NO SISTEMA PRISIONAL

Seminário que compõe a programação das ações educacionais do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional de Minas Gerais. O mesmo será proferido por um corpo docente de elevada qualificação, dentre eles Agentes da Polícia Federal, Coordenador-Geral de Inteligencia Penitenciária, Secretário de Estado da Administração Prisional, entre outros.

Data: 05/11/2018, das 08h45 às 18H15 e 06/11/2018 das 09h00 às 18h15

Local: Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (Av. Alvares Cabral, 1690 - 1º andar - Santo Agostinho - BH/MG).

Inscrições: Clique aqui.

08/10/2018


CICLO DE PALESTRAS | DIREITO À MORADIA E DIREITO À CIDADE: NOVOS INSTRUMENTOS DE TUTELA

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF em colaboração com a FMP, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Direito, promove a palestra Direito à Moradia e Direito à Cidade: Novos Instrumentos de Tutela – PPGD/FMP, atividade educacional que visa construir entendimentos convergentes acerca de temáticas atuais em matéria de Direito.

Local: Plataforma de Ensino à Distância do MPRS 

Horário: Das 09h às 11h 

Transmissão online: Clique aqui

Saiba mais.

Ciclo

02/10/2018


IV CONGRESSO CRIMINAL DO MPSP

A Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça e a Associação Paulista do Ministério Público promove o IV Congresso Criminal do MPSP, de 27 a 29 de setembro de 2018, na cidade de Santos/SP.

Nesta edição, 3 (três) temas serão a base dos debates e da votação de teses: 

  • Não persecução penal: prós, contras e limites materiais para a proteção jurídica suficiente
  • Processo penal coletivo, atuação criminal preventiva e tutela penal dos interesses difusos
  • Colaboração premiada: desafios na atuação do júri e na execução criminal.

Saiba mais.

26/09/18


MESTRADO PROFISSIONAL EM GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO

Inscrições: 17 de setembro a 18 de outubro de 2018 através do site.

O curso é gratuito para Servidores Públicos efetivos e estáveis em exercício em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas; e, Empregados Públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital.

Serão ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas. As aulas estão previstas para iniciar em março de 2019, na sede da Enap, em Brasília-DF. Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, residentes fora do Distrito Federal, poderão se hospedar durante o período do curso, sem ônus, no Alojamento da Enap.

Saiba mais.

ENAP

26/09/2018


30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO | V CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA DAS INSTITUIÇÕES

Organizado pelo Laboratório de Estudos Institucionais (LETACI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ), e coordenado pelos Professores Carlos Bolonha (UFRJ), Daniel Vargas (FGV Rio), Ingo Sarlet (PUCRS), Fábio Correa Souza de Oliveira (UFRJ), Kone Cesário (UFRJ) e Vanessa Berner (UFRJ). 

Data: 05 a 09 de novembro de 2018

Local: Auditório Antonio Carlos Amorim do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Para inscrições e mais informações, clique aqui.

30/08/2018


PRÉ-EVENTO CORREGEDORIAS E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO BRASILEIRO

O Pré-evento Corregeodrias e os Novos Desafios do Ministério Público Brasileiro faz parte das atividades do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público - 2018: Ministério Público e Integridade: Governança Ética, Persecução Penal e Direitos Humanos, a ser realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2018 (terça e quarta-feira), no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU), localizado no Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3, Brasília - DF.

O seminário foi concebido para tratar das mais relevantes questões disciplinares e correicionais, bem como outras pautas temáticas de grande interesse envolvendo o Ministério Público brasileiro.

As inscrições podem ser efetuadas no período de 1º a 20 de agoto de 2018, no site no CNMP, tendo sido disponibilizado 90 vagas.

Público alvo: Membros do Ministério Público brasileiro, Corregedorias-Gerais e Promotores de Justiça Assessores de Corregedorias dos Ramos e Unidades do Ministério Público, Membros Auxiliares e servidores do Conselho Nacional do Ministério Público, Autoridades convidadas.

24/08/2018


REVISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS

O Presidente do Conselho Editoral da Escola Superior do Ministério Públicodo Estado de Goiás torna pública para a comunidade jurídica - membros dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal; profissionais das carreiras jurídicas; docentes e discwentes da graduação e pós-graduação em Direito e áreas afins, bem como, pesquisadores, mester, doutores e pós-doutores do universo jurídico - a chama para apresentação de artigos de interesse acadêmico para a Revista do Ministério Público de Goiás (impressa e eletrônica).

Áreas do Direito contempladas: administrativo, ambiental, urbanístico, sanitário, internacional, constitucional, consumerista, tributário, econômico, financeiro, penal, processual penas, civil e processual civil. 

Os trabalhos deverão ser enviados ao e-mail editaracao@mpgo.mp.br, durante o período de 16 de agosto a 24 de setembro de 2018.

Para mais informações, acesse o site.

24/08/2018


8º CONGRESSO VIRTUAL NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O 8º Congresso Virtual Nacional do MP solicita a todos os membros do Ministério Público, em atividade ou aposentados, indicações de tmeas para o congresso. O mesmo ocorrerá entre 15 de outubro a 15 de dezembro de 2018. A Comissão Organizadora sugere que os temas sejam abrangentes e referentes ao Ministério Público.

A data limite para envio das sugestões de temas é 20 de agosto de 2018, pelo e-mail soutoefaria@terra.com.br com cópia para suporte@congressovirtualnacionalmp.org.br.

Para saber mais. acesse o site.

20/08/2018


HACKFEST 2018 POR UMA SOCIEDADE POLITICAMENTE PARTICIPATIVA

O Ministério Público da Paraíba convida para o HackFest 2018 por uma Sociedade Politicamente Participativa, um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social.

Data: 16 e 19 de agosto de 2018.

Local: Estação Cabo Branco, em João Pessoa/PB.

Acesse o site para saber mais.

20/08/2018


FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA PESQUISA EM DIREITO (CURSO ONLINE - EAD)

Data: início em 03 de setembro de 2018

Local: Escola Virtual do MPSP

Inscrições: até 23 de agosto de 2018

Saiba mais.

Curso

02/08/2018


IV CONGRESSO CRIMINAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO

Data: 27 a 29 de setembro de 2018

Público alvo: Membros do Ministério Público do Estado de São Paulo e Membros do Ministério Público brasileiro

Local: Avenida Ana Costa, 473 – Gonzaga – Santos/SP

Inscrições: até 06 de setembro de 2018

Saiba mais.

02/08/2018


I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE DIVERSIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO: SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Diversidade no Serviço Público: Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho. Ao todo, serão realizadas seis Oficinas sobre os seguintes temas: Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Igualdade de Gênero, LGBT, Igualdade Racial e Diversidade Religiosa.

O evento, que será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, no auditório do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), tem como objetivo debater pautas de diversidade na política de gestão de pessoas e subsidiar a elaboração de diretrizes nacionais de diversidade em saúde e segurança no serviço público.

O material produzido nas oficinas temáticas pelos(as) servidores(as) será disponibilizado em consulta pública. Este processo resultará na publicação das diretrizes nacionais de diversidade em saúde e segurança de servidores públicos federais.

Clique aqui para se inscrever e acesse um guia sobre o seminário.

Para maiores informações, mande um e-mail para inclusao@enap.gov.br

01/08/2018


II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VIVA CURITIBA!

Data: 07, 08 e 09 de agosto

Local: Complexo Barigui - Alameda Ecológica Burle Marx, s/n. - Santo Inácio

Haverá quiosques comercializando fast food  durante os intervalos e almoço.

O credenciamento será diário, sendo assim, quem não puder participar nos três dias, poderá fazê-lo apenas no dia escolhido, sem prejuízo da certificação.

Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição e acesse a programação.

01/08/2018


ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO: "A VISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO"

A revista A visão do Ministério Público sobre o sistema prisional brasileiro é publicação editada pelo CNMP bianualmente e tem como objetivos: (i) divulgar os dados relativos ao sistema carcerário colhidos por Promotores de Justiça e Procuradores da República por ocasião das regulares inspeções aos estabelecimentos penais; (ii) conclamar o Ministério Público brasileiro e todas as demais instituições que compõem o Sistema de Justiça nacional a otimizar o manejo dos mecanismos legais, judiciais e administrativos disponíveis, para a superação da difícil realidade prisional no País; e (iii) fomentar a reflexão crítica e a proposição de ações e práticas dirigidas ao aprimoramento do sistema penal brasileiro.

Prazo para submissão de artigos de cunho jurídico e social: 17 de agosto de 2018 conforme edital CNMP-SCP nº1/2018.

Saiba mais.

01/08/2018


1º CICLO DE DEBATES SOBRE A LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO, LEI Nº13.655/18

Data: 24 e 25 de julho

Horário: 24/07 - 8h30 às 16h e 25/07 - 14h às 17h

Local: Auditório do TCE/PR

Saiba mais.

Ciclo de Debates


SEMINÁRIO "PREVENÇÃO E CUIDADOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA"

Seminário com o tema “Prevenção e cuidados na dependência química”, ação integrante da programação do mês “Junho Paraná Sem Drogas”.

Data: 23 de junho

Horário: 13h às 18h30min

Local: Auditório da sede do Ministério Público. Rua Marechal Hermes, 751, - Centro Cívico.

Saiba mais sobre o projeto Semear e sobre o evento.


SEMINÁRIO IBEROAMERICANO

Tema: “Nuevo paradigma del Derecho. Abogar y Juzgar en el Siglo XXI”

Data: 2, 3,4, 5 e 6 de julho de 2018

Local: Campus Universitario de Vegazana, Universidad de León España​

Saiba mais.


CICLO DE PAINÉIS PPGD/FMP e CEAF/MPRS: TEORIA DA DECISÃO JURÍDICA: ENTRE ARGUMENTOS DE PRINCÍPIO E DE POLÍTICA

Data: 21 de junho

Inscrições, clique aqui.

Ciclo de Painéis

 


CURSO EAD "PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO (PLD/FT)"

Lançamento do Curso EaD "Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo(PLD/FT), realizado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, com apoio da Escola de Administração Fazendária - ESAF.

Público-alvo: Preferencialmente, às pessoas para as quais a Lei nº 9.613, de 1998, impõe obrigação de implementação de mecanismos de controle para a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, notadamente aquelas que não possuem órgão regulador próprio e que, portanto, estão submetidas à supervisão do COAF.

Período de Inscrição: De 21/05/2018 a 30/11/2018

Clique aqui para incrições e mais informações.

Telefone: (61) 3412 6118

E-mail: cursosabertos@esaf.gov.br

13/06/2018


I CIRCUITO PARANAENSE DE ESTUDOS PRÁTICOS DE DIREITO SISTÊMICO

Inscrições: pelo telefone 41 999155190

Local: Local Waho – Coronel Dulcidio, 349, sala 6.

Estacionamento conveniado – Coronel Dulcidio, 415.

Para mais informações, clique aqui.

Acesse também a página do evento no Facebook.

Circuito

07/06/2018


II SEMINÁRIO NACIONAL DE INCENTIVO À AUTOCOMPOSIÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Seminário

O Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP - realiza, nos dias 14 e 15 de junho de 2018, o II Seminário Nacional de Incentivo à Autocomposição no Ministério Público.

O seminário ocorrerá no auditório do CNMP, em Brasília/DF, e as inscrições podem ser realizadas pelo site.

05/06/2018


2º CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO SANITÁRIO

Direito sanitário

A Constituição Federal idealizou o SUS (Sistema Único de Saúde) para garantir saúde para todos aqueles que vivem no Brasil. É fundamental a realização periódica de eventos multidisciplinares a fim de possibilitar uma harmonização entre o real e o ideal.

O curso objetiva:

- Debater questões interdisciplinares, em especial ligadas a saúde pública, à gestão e à atuação dos operadores do direito no setor sanitário. 

- Trazer uma dupla perspectiva de análise: jurídica e sanitária, que amplie e aprofunde o entendimento da matéria e permita o domínio do conteúdo programático.

Clique para saber mais.

28/05/2018


WEBCONFERENCE: DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMO FERRAMENTA DE TRABALHO

Webconference

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, promove a Webconference: Desenvolvimento Pessoal como Ferramenta de Trabalho.

Estão sendo oferecidas 500 vagas para membros, servidores e estagiários dos Ministérios Públicos de outros estados a serem ofertadas por intermédio do CDEMP.

A transmissão é gratuita e ocorre no dia 29 de maio de 2018, das 10h às 11h. Para participar, basta acessar o link e fazer login.

Quem não possuir login e senha para acesso à rede interna do MPRS deve utilizar o mesmo link acima e acessar pelo botão Acesso às Salas Públicas, realizar os procedimentos solicitados de identificação (nome e e-mail) e seguir as orientações de ingresso na sala do próprio sistema de transmissão.

Para mais informações, clique aqui.

Salientamos que essa atividade não tem inscrição. Os interessados acessam diretamente a plataforma pelo link acima mencionado.

Em caso de dúvidas, entre em contato com Lucas Pires (CEAF/RS) por meio do telefone (51) 3295 8410.

28/05/2018


SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EXECUÇÃO PENAL

Membros do Ministério Público podem se inscrever até o dia 25 de maio para o Seminário Internacional de Execução Penal, que ocorre nos dias 18 e 19 de junho, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. Servidores e cidadãos interessados também podem se inscrever de 28 de maio a 11 de junho.

O evento, voltado para membros do MP, magistrados, servidores públicos e cidadãos que atuam na área de execução penal e segurança pública, trata das dificuldades enfrentadas pelo Estado brasileiro na implementação de garantias estabelecidas internacionalmente para o problema prisional. Para tanto, serão ouvidos especialistas internacionais e profissionais diretamente envolvidos na questão, que discutirão as alternativas e proposições para enfrentamento desse problema.

Acesse a programação.

Data: 18 e 19 de junho de 2018

Local: Auditório do Conselho Nacional do Ministério Público - Setor de Administração Federal Sul - SAFS, Quadra 2, Lote 3, Edifício Adail Belmonte - Brasília - DF - CEP: 70070-600

Organização: Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público - UNCMP e Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública - CSP

Clique para se inscrever.

Informações através do site, e-mail (csp@cnmp.mp.br) ou telefone (61) 3366-9194

28/05/2018


CURSO INTERNACIONAL DE CRIMINOLOGIA E INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

MPSP

A ESMP e o Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR promovem, conjuntamente, Curso Intensivo de Criminologia e Investigação Criminal.
O evento será realizado entre 19 e 21 de setembro de 2018 na Universidad de Murcia, Espanha, e contará com a participação de professores daquele centro e da Universidade do Porto, Portugal.

A programação inclui temas como criminologia aplicada à investigação criminal, meios de obtenção de prova, técnicas especiais de investigação criminal, locais e vestígios do crime, políticas criminais, escutas telefônicas e tratamento jurídico da criminalidade organizada.

Inscrições: (através do e-email iberojur.es@gmail.com)

- até 1º de junho de 2018: 15 vagas

- de 2 de junho a 1º de agosto de 2018: 15 vagas

- de 2 de agosto a 1º de setembro de 2018: 10 vagas 

Mais informações, acesse a página do MPSP.

28/05/2018


DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DO JUDICIÁRIO NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS

Desafios do Ministério Público e do Judiciário na efetivação dos direitos sociais é tema de capacitação presencial em Roma de 7 a 19 de outubro de 2018. Brasileiros terão a oportunidade de assistir às aulas com tradução consecutiva ao português na Accademia Juris Roma, no Campus X.

Visitas institucionais ocorrem em Estrasburgo e Luxemburgo, além de Roma. A capacitação tem 60 horas-aula e conta com três módulos: Corrupção e criminalidade (1), Proteção de vítimas vulneráveis (2) e Efetivação dos direitos difusos e coletivos (3).

Os valores para esse treinamento variam de 2755,00 € a 3950,00 €, conforme dados na imagem abaixo.

Para o conteúdo programático completo e os serviços oferecidos, veja a imagem de divulgação do evento abaixo ou entre em contato pelos e-mails penna.federico@gmail.com e info@internationalexperience.it

AcademiaRoma

28/05/2018 


HEMENÊUTICA JURÍDICA COM HERMES E SEM ARMAS: O NEOCONSTITUCIONALISMO COM RESPONSABILIDADE

Evento cancelado, devido à Greve dos Caminhoneiros, a Direção da Fundação Escola Superior do Ministério Público cancelou suas atividades acadêmicas agendadas para o dia 30/05/2018. Nova data de realização será informada oportunamente.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF em colaboração com a FMP, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Direito, promove o Ciclo de Palestras – Hermenêutica Jurídica com Hermes e sem Armas: O Neoconstitucionalismo com Responsabilidade, atividade educacional que visa construir entendimentos convergentes acerca de temáticas atuais em matéria de Direito. Clique para saber mais.

Transmissão

28/05/2018 


SEMINÁRIO "SEGURANÇA PÚBLICA E POLÍTICA CRIMINAL: CAMINHOS PARA ENFRENTAR A VIOLÊNCIA E A IMPUNIDADE

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por intermédio do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública e com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF, promove o Seminário “Segurança Pública e Política Criminal: Caminhos para Enfrentar a Violência e a Impunidade”, a ser realizado no dia 25 de maio de 2018.

O seminário poderá ser acompanhado por membros, servidores e estagiários dos Ministérios Públicos de outros Estados através da plataforma online.

A transmissão é gratuita e ocorrerá das 09h às 12h e das 14h às 18h. Para participar, basta acessar o link e fazer o login.

Quem não possuir login e senha para acesso à rede interna do MPRS deve utilizar o mesmo link acima e acessar pelo botão "Acesso às Salas Públicas", realizar os procedimentos solicitados de identificação (nome e e-mail) e seguir as orientações de ingresso na sala do próprio sistema de transmissão.

Clique para acessar a programação do evento.

Salientamos que essa atividade não têm inscrição. Os interessados acessam diretamente a plataforma pelo link acima mencionado.

Em caso de dúvidas entrar em contato com Daniele Uflacker (CEAF/RS) através do telefone: (51) 3295 8402.

25/05/2018


II LANÇAMENTO DE OBRAS JURÍDICAS

Os autores interessados em participar deverão encaminhar e-mail até 4/6/18 com o nome da obra e editora para o endereço: esmp-eventos@mpsp.mp.br.

O lançamento das ocorrerá no dia 13 de junho de 2018, às 18h, na sede da Escola (Rua Treze de Maio, 1259, Bela Vista, São Paulo/SP).

Banner

25/05/2018


NOVO CPC NA JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS

A Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná e a Editora Fórum convidam para a palestra “Novo CPC na Jurisprudência dos Tribunais”, com a professora Renata C. Vieira Maia.

Renata C. Vieira Maia é Professora adjunta de Direito Processual Civil da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Ex-professora adjunta de Direito Processual Civil da UFOP Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, Mestra em Direito Empresarial pelas Faculdades Milton Campos e Doutora em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Conselheira Geral do IDPro Instituto de Direito Processual. Ex-coordenadora do Centro de Mediação e Cidadania da UFOPMG.

O evento será realizado no auditório da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, em Curitiba (Rua Paula Gomes, 145, andar CO), no dia 24 de maio, das 14h às 16h.

As vagas são limitadas. 

As inscrições são gratuitas e devem ser solicitadas até o dia 21 de maio, mediante envio de e-mail para escola.pge@pge.pr.gov.br.

25/05/2018


DESIGN THINKING E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CENÁRIO DE INOVAÇÃO E MUDANÇAS

O curso apresenta metodologias para ajudar a pensar e projetar o Estado do Futuro envolvendo como o serviço público pode reduzir custos, aumentar arrecadação, aumentar escala de atendimento, melhorar os serviços ao cidadão com a utilização de novas tecnologias e da ciência do design. O objetivo é proporcionar ampla compreensão sobre os princípios de como as novas tecnologias (blockchain, inteligência artificial etc.) e o Design Thinking ajudarão a repensar o papel e modelo do estado do futuro. O curso possibilitará o debate e aplicação acerca das principais ferramentas e metodologias, assim como o desenvolvimento de produtos e serviços de forma eficiente, eficaz e efetiva para os stakeholders da organização. Saiba mais.

Público-alvo: Gestores de áreas estratégicas com foco em inovação e na implementação de projetos de melhoria organizacional. Profissionais que atuam nas áreas de assessoramento; planejamento estratégico; gestão de projetos e gestão de processos. 

Data:11/06/2018 a 23/07/2018

Conheça outras oportunidades de qualificação.

22/05/2018


CAPACITAÇÃO INTERNACIONAL "INVESTIGAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA TORTURA: APROXIMAÇÃO TEÓRICA AO PROTOCOLO DE ISTAMBUL"

O Instituto de Direitos Humanos da International Bar Association (IBAHRI) irá promover, em parceria com a Iniciativa Antitortura (ATI) da American University e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), dois eventos no Brasil abertos para membros e servidores do MPF. O objetivo do curso é promover um maior aprofundamento, entre os profissionais brasileiros, dos conhecimentos relativos aos aspectos jurídicos nacionais e internacionais do crime de tortura e de tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. Leia mais.

Curso: Capacitação Internacional “Investigação e documentação da tortura: Aproximação teórica ao Protocolo de Istambul”
Data: 21 e 22 de maio
Inscrições:  enviar e-mail para ana.camuri@mdh.gov.br ou rafael.barreto@int-bar.org
Local: Academia Judicial - Centro de Estudos Jurídicos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEJUR/TJSC)
Carga horária: 16 horas/aula

Conferência: “Tortura e Protocolo de Istambul no contexto brasileiro atual” 
Data: 15 de maio
Inscrições: no local 
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Auditório do Instituto de Psicologia

18/05/2018


PLANO NACIONAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

A Ação 1/2018, coordenada pelo DRCI/SNJ, juntamente com a AGU e o MJF, e que vai “Elaborar e aprovar Plano Nacional de Combate à Corrupção”, realizará, no próximo dia 21 de maio, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o primeiro dos eventos regionais previstos. A ideia é que participem agentes públicos, sociedade civil e cidadãos que possam contribuir com ideias e propostas para a elaboração do Plano. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria Executiva. Solicita-se que todos integrantes da Enccla divulguem o evento para que consigamos o maior número de participantes possível. Acesse aqui a programação.

18/05/2018


PROCESSO SELETIVO 2018: MESTRADO PROFISSIONAL PROF. ÁGUA

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional - Prof.Água.
Este é um programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos ofertado em rede nacional e vinculado a Agência Nacional das Águas - ANA.
No estado do Paraná, o único pólo fica em Campo Mourão, sendo ofertado pelo Departamento Acadêmico de Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Serão ofertadas 20 vagas, com início previsto para o segundo semestre de 2018.

Clique aqui para saber mais.

03/05/2018


3º FÓRUM DE TRANSPARÊNCIA E COMPETITIVIDADE

Acesse a programação completa aqui e faça sua inscrição no evento.

02/05/2018


ENTREGA DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS PARA A SEDE DO CDEMP

Retificação da data de entrega dos documentos dos candidatos dos seus respectivos Estados, para a sede do CDEMP, até o dia 23 de maio de 2018.

Os Diretores/Coordenadores das ESMPs ou CEAFs dos Ministérios Públicos deverão entregar os documentos dos candidatos dos seus respectivos Estados, enviando o material por correspondência dirigida ao Presidente do CDEMP, registrada e postada, por SEDEX, dirigida para a sede do CDEMP (CEAF-RS - Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Rio Grande do Sul), situado na Rua Coronel Fernando Machado, 832, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, CEP 90010.320.

Demais esclarecimentos poderão ser obtidos nos editais abaixo ou pelo telefone (51) 3295.8402.

 

Faculdade de Direito/Universidade de Lisboa: Mestrado e Doutorado

Edital 1

Edital 2

 

Università di Roma - Tor Vergata/Centro di Studi Giuridici Latinoamericani: Mestrado em "Sistemi giuridici contemporanei"

Edital 1

Edital 2

Edital 3

23/04/2018


CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO DIGITAL

O Curso de Extensão Universitária em Direito Digital, oferecido pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, ocorrerá em maio de 2018 e terá duas modalidades: presencial e online.

As inscrições já estão abertas, clique aqui para acessar.

 

23/04/2018


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: DIREITO ELEITORAL

O FMP está com inscrições abertas para a Pós-Graduação EAD em Direito Eleitoral: Princípios e Práticas.

 

 

23/04/2018


PROJETOS EDUCACIONAIS PARA INTEGRANTES DO CDEMP

Projetos educacionais com vagas disponíveis para membros, servidores e estagiários dos Ministérios Públicos integrantes do CDEMP

 

Curso Verbos - EAD

Proponente: CEAF - Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Data: 07 a 18 de maio de 2018

Local de realização: Plataforma de Ensino a Distância do MPRS

Período das inscrições: até o dia 30 de abril de 2018

Inscrições e informações, clique aqui.

 

Webconference – Temas Jurídicos e Institucionais Contemporâneos: Criatividade Ilimitada - A criatividade como ferramenta essencial para a solução de problemas num mundo de constantes mudanças

Proponente: CEAF - Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Facilitadora: Dra. Ângela Caren Dal Pós - Promotora de Justiça

Data: 09 de abril de 2018, das 10h30 às 11h30 

Local de realização: Sala de aula virtual 

Período das inscrições: Não é necessária pré-inscrição

Informações, clique aqui.


Em caso de dúvidas, entre em contato com Nádia Rocha (CEAF/RS) por meio do telefone (51) 3295 8405 ou do e-mail ceaf@mprs.mp.br.

23/04/2018


FEMPERJ: CURSOS PRESENCIAIS EM DIVERSAS ÁREAS

Veja todos os cursos no site do FEMPERJ.

 

Pós-Graduação em Ciências Penal

Aulas: 02 de março de 2018

Mais informações: 2224-3925 ou pelo email contato@femperj.org.br

Curso 1

 

Audiência de Custódia

Início: 09 de maio de 2018

Mais informações: 2224-3925 ou pelo email contato@femperj.org.br

Curso 2

 

Perícia Ambiental

Início: 24 de agosto de 2018

Mais informações: 2224-3925 ou pelo email contato@femperj.org.br

Curso 3

 

Políticas Públicas e Tutela Coletiva

Início: agosto de 2018

Mais informações: 2224-3925 ou pelo email contato@femperj.org.br

Curso 4

 

Prática Recursal

Início: 05 de junho de 2018

Mais informações: 2224-3925 ou pelo email contato@femperj.org.br

Curso 5

 

17/04/2018


20ª EDIÇÃO DO CURSO DE VERÃO PARA OPERADORES JURÍDICOS BRASILEIROS, UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA

Curso oferecido há 18 anos e que desde a primeira turma contou com a participação da Escola da Magistratura. Ministrado por Professores da Universidade da Florida, uma das cinco mais importantes Universidades públicas dos Estados Unidos. 

Data: 07 de julho a 18 de julho de 2018.

Para mais informações, clique aqui.

17/04/2018


V ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO: PENSAMENTO CRÍTICO E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS

Data: 02 a 04 de maio de 2018.

Sugestão de hospedagens segundo o CDEMP: Nobile Suítes Executive e Marante Plaza.

Clique aqui para se inscrever.

Programação

17/04/2018


SEMINÁRIO INTERNACIONAL: TECNOLOGIAS DO CORPO E DIREITO

Para se inscrever, clique aqui.

17/04/2018


Dia Estadual de Conscientização sobre a Síndrome da Alienação Parental - Lei estadual 18.986/2017

Sessão Solene da Assembleia Legislativa dia 25 de abril de 2018, às 10 horas, no Plenarinho, equivalerá a duas horas-aula em seu curso. Os certificados serão entregues posteriormente.

Programação

Tema: Alienação parental no Direito de Família

André Carias de Araújo - Mestre em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa Constitucionalismo e Democracia da Universidade Federal do Paraná. Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, atuando como Coordenador do Núcleo de Conciliação e Mediação das Varas de Família e Sucessões de Curitiba. Instrutor de Mediação Judicial habilitado pelo Conselho Nacional de Justiça. Tem experiência na área jurídica, com ênfase em Direito Constitucional, Direitos Humanos e em Métodos Adequados de Solução de Conflitos, especialmente Mediação e Justiça Restaurativa. 

 

Tema: Pais, escola e alienação parental.

Régis Rogério Vicente Sartori - Membro do Ministério Público Estadual, especialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina e Filosofia Política pela Unioeste, atuante na Promotoria de Justiça das Comunidades e junto ao Núcleo de Conciliação e Mediação das Varas de Família e Sucessões de Curitiba, com larga experiência na defesa direta dos cidadãos

 

Tema: Alienação parental e a psicologia

Viviane Nunes Zanco - Psicóloga com conhecimento em conciliação, mediação, comunicação não violenta e formação clínica.

 


Congresso Internacional Meio Ambiente e Tutelas Judiciais em Foz do Iguaçu, de 26 a 28 de abril 

Congresso Internacional Meio Ambiente e Tutelas Judiciais


CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RACIOCÍNIO PROBATÓRIO

A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás divulga que estão abertas as inscrições para participação no II Congresso Mundial sobre Raciocínio Probatório que será realizado na cidade de Girona, na Espanha, entre os dias 6 e 8 de junho de 2018. São organizadores: a Cátedra de Cultura Jurídica, Universitat de Girona e Marcial Pons.
O Evento reunirá os principais especialistas de quatro continentes que vão debater as questões de raciocínio de prova no processo judicial. Uma das grandes atrações da conferência será a discussão sobre o raciocínio probatório a partir da perspectiva específica das diferentes tradições e culturas jurídicas. 
Integram a lista de palestrantes: Larry Laudan, Adrian Zuckerman, Michele Taruffo, Zhang Baosheng, Luiz Guilherme Marioni, Gary Edmond, Carmen Vázquezairo,Parra Quijano, Mariana Gascón, Ronald J. Allen, Jordi Ferrer, Dale Nance, Jordi Nieva Fenol,Iho Hock Lai, Amalia Amaya, Barbara A. Spellman, Giovanni Tuzet, Daniela Accatino, Daniel González Lagier, Olivier Leclerc, sarah J. Summers, Mauricio Duce, Giulio Ubertis, Fred Schauer, John Jackson e William Twining.
As línguas oficiais do Congresso serão o espanhol e o Inglês, com tradução simultânea. A Cátedra de Cultura Jurídica abre duas convocatórias para apresentar trabalhos: Call for Postres, aberta até o 15 de março de 2018 e Call for Papers até o 15 de abril de 2018.
Para mais informações e inscrições, clique aqui.

12/03/2018


1º PRÊMIO ANS: CONCURSO DE MONOGRAFIAS

Inscrições: até 4 de maio.

Temas: Regulação Econômico-Financeira na Saúde Suplementar, Regulação Assistencial na Saúde Suplementar e Direito em Saúde Suplementar.

Clique aqui para saber mais.

1 premio ANS

12/03/2018


LANÇAMENTO DO NÚCLEO ESPECIALIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - NUDIJ

Para esta ocasião foram preparadas duas palestras:

"Os desafios para a proteção Integral de crianças e adolescentes nesses tempos difíceis" - ministrada pela Defensora Pública, Eufrasia Maria Souza das Virgens e "Direito à convivência familiar da criança e do adolescente" - ministrada pelo Mestre em Direito das Relações Sociais, Sérgio Luiz Kreuz.

Data: 13 de março

Horário: 10:00 horas

Local: Plenarinho da Alep.

O evento é gratuito e aberto ao público. 

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

09/03/2018


CONFERÊNCIA MAGNA DE ABERTURA DO "ANO ACADÊMICO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA DA JUSTIÇA FEDERAL DO PR 2018"

Tema: A Crise do Poder Judiciário e o Servidor como Agente Transformador.

A conferência abordará:
- A crise do Poder Judiciário e o Momento Político-institucional (a crise decorrente da ruptura de paradigmas tradicionais da atuação do judiciário, o questionamento do papel do Judiciário, a judicialização da política);
- O papel dos agentes públicos no cenário atual (heterogeneidade dos seres humanos, desafios para a uniformização de padrões, éticos, sociais, comportamentais, a interpretação, a lógica e a prudência)
- A necessidade de educação/capacitação permanente como ferramenta de subsistência e aperfeiçoamento profissional.

Inscrições: Serão 30 vagas para servidores da Rede, preferencialmente dos órgãos afetos ao Judiciário.
Interessados deverão enviar um e-mail contendo nome completo, CPF, e instituição para capacitacao@jfpr.jus.br.

Endereço: Justiça Federal do Paraná, Av. Anita Garibaldi, 888 - térreo - auditório. Bairro Cabral.
 

08/03/2018 


PALESTRA: POLÍTICAS PÚBLICAS: INOVAÇÃO E COLABORAÇÃO

A Escola do Legislativo convida para a palestra "Políticas Públicas: Inovação e Colaboração", que será ministrada pela Prof. Dra. Andrea Gozetto, no dia 07 de março, quarta-feira, às 10 horas, no Plenarinho da ALEP.  O evento é gratuito e aberto ao público.

Acesse mais informações e inscrições.

Palestra Políticas Públicas

06/03/2018 


PALESTRA: A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC

A Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná convida para a palestra "A Prova Pericial no Novo CPC", com a participação do Desembargador Federal Fernando Quadros da Silva.

O evento será realizado no auditório da Procuradoria-Geral do Estado, em Curitiba, no dia 09/03, das 14h30 às 16h.

As inscrições são gratuitas e devem ser solicitadas até o dia 05 de março, mediante envio de e-mail para escola.pge@pge.pr.gov.br. Vagas limitadas.

Prova Pericial Novo CPC

 02/03/2018


PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS JURÍDICOS PARA REVISTA JURÍDICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PARAÍBA

O Ministério Público informa sobre a prorrogação do prazo para entrega de artigos jurídicos inéditos para composição da Revista Jurídica do Ministério Público n.11/2017. Nesse sentido, informamos que os artigos deverão ser encaminhados até o dia 25 de fevereiro de 2018, para o endereço eletrônico: ceaf@mppb.mp.br.

Para conhecimento dos interessados, acesse o Segundo Edital Aditivo e o Edital com as normas da Revista Jurídica do MPPB n.11/2017.

16/02/2018


CURSO ONLINE: PRIMEIROS SOCORROS E REANIMAÇÃO CARDÍACA

O TCEPR promove palestra online com o objetivo de demonstrar dicas de primeiros socorros.

Palestrantes: Dr. Bruno Spadoni, Dr. Gilmar Jorge dos Santos e Dr. Júlio Cesar Matte - Analistas de Controle do TCE-PR.

Carga Horária: 01 hora.

Certificado: Não haverá emissão de Certificado para esta palestra.

Acesse mais informações do curso.

Curso Online Primeiros Socorros

09/02/2018


CURSO DE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF promove o curso de Comunicação Assertiva, com o objetivo de desenvolver a assertividade na comunicação, aprimorando as relações pessoais e profissionais e obtendo resultados mais eficazes no trabalho.

Foram destinadas 150 vagas para membros e servidores do Ministério Público de outros estados para o curso.

Inscrições: 30 de janeiro até 23 de fevereiro de 2018.

Local: Plataforma de Ensino a Distância - EAD

09/02/2018


II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO COMPARADO NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Data: 19 a 23 de fevereiro de 2018

Local: Pólo 1 da Universidade de Coimbra

Maiores informações, clique aqui.

 

II Congresso Internacional

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem