• Escola Superior do MPPR

Notícias

10/06/2019

Guarda Compartilhada, Exercício da Autoridade Parental, Alienação Parental e Perícias Psicológicas - Palestras e Workshop

O Ministério Público do Paraná, por meio da escola Superior e em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM/PR, realizará o encontro “Guarda Compartilhada, Exercício da Autoridade Parental e Alienação Parental”, nos dias 4 e 5 de julho do ano corrente, em Curitiba.

O objetivo do evento é promover o diálogo entre essas duas áreas de atuação (direito e psicologia) extremamente importantes para a preservação das relações familiares, especialmente sob o olhar do melhor interesse das crianças e adolescentes.

O evento abrange duas palestras na noite de 4 de julho, das 18h30 às 21h, sobre os temas Guarda Compartilhada, Exercício do Autoridade Parental e Alienação Parental, de forma a trazer um diálogo entre o direito e a psicologia. Na manhã do dia 5, um Workshop, no período das 8h às 12h, sobre perícias psicológicas e escuta de crianças e adolescentes em processos de família.

 

Apoio

Escola Superior de Advocacia (ESA) - OAB/PR.

 

Conteúdo Programático

- Guarda Compartilhada;

- Exercício do Autoridade Parental;

- Alienação Parental (identificação da alienação parental e os instrumento para isso);

- Perícias psicológicas e escuta de crianças e adolescentes em processos de família.


 

Público

Membros e servidores do MPPR,  Magistrados e Servidores do TJPR, advogados(as), psicólogos e assistentes sociais, bem como profissionais que trabalham com questões relacionadas aos conflitos familiares.

 

Formas de participação

Presencial.

 

Certificado

Participação presencial

- Para certificação presencial é necessário comprovação de presença pela assinatura em lista de presença disponível na entrada do auditório;

- A equipe da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará por e-mail os certificados.


Autorizações

Resolução de autorização do PGJ para participação dos membros do MPPR. Clique aqui.

Portaria de autorização da SUBADM para participação dos servidores do MPPR. Clique aqui.

 

Verifique a programação para cada dia e inscreva-se:

 

4 de julho, das 18h30 às 21h

 

PALESTRAS - GUARDA COMPARTILHADA, EXERCÍCIO DA AUTORIDADE PARENTAL E ALIENAÇÃO PARENTAL

Local

Auditório do Bloco II do Ministério Público do Estado do Paraná - MPPR (Rua Marechal Hermes, 820, Térreo, Centro Cívico, Curitiba/PR).

 

Carga Horária

3h

 

Programação

18h | Credenciamento

18h30 | Abertura

Terezinha de Jesus de Souza Signorini | Procuradora de Justiça. Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor  

Michele Rocio Maia Zardo | Procuradora de Justiça. Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça - CAOPCAE

Eduardo Augusto Salomão Cambi | Promotor de Justiça do MPPR. Coordenador-geral da Escola Superior do MPPR.

Fernanda Pederneiras | Advogada. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família -Seção Paraná IBDFAM/PR.

Fernanda Karam de Chueiri Sanches | Juíza Titular da 8ª Vara de Família de Curitiba, Diretora do IBDFAM/PR

Representante da Escola Superior da Advocacia - ESA

 

GUARDA COMPARTILHADA, EXERCÍCIO DA AUTORIDADE PARENTAL E ALIENAÇÃO PARENTAL

19h | Glicia Barbosa de Mattos Brazil | Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2001), graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1992), especialização em Pós-graduação Em Direito Processual Civil pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Analista Especialidade Psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

19h40 | Ana Carla H. Matos | Advogada com mais de vinte anos de atuação nas áreas de Direito de Família e Sucessões. Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía (1997). Tuttora Diritto na Universidade di Pisa- Italia (2002). É Doutora pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professora na graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná . Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Professora de Direito Civil, de Direitos Humanos e de Novos Direitos.

Mediadora | Luciana Linero | Promotora de Justiça do MPPR. Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça - CAOPCAE

20h20 | Debate

21h | Encerramento

 

Inscrições

Público externo: clique aqui

Integrantes do MPPR: clique aqui

 

5 de julho, das 08h às 12h

 

WORKSHOP - PERÍCIAS PSICOLÓGICAS E ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Local

Auditório Ary Florêncio Guimarães - Bloco I do Ministério Público do Estado do Paraná - MPPR (Rua Marechal Hermes, 751, Térreo, Centro Cívico, Curitiba/PR).

 

Carga Horária

4 h

 

Programação

08h às 12h | Workshop: Perícias Psicológicas e Escuta de Crianças e Adolescentes

Glicia Barbosa de Mattos Brazil | Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira(2001), graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho(1992), especialização em Pós-graduação Em Direito Processual Civil pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é Analista Especialidade Psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

 

Inscrições

Público externo: clique aqui

Integrantes do MPPR: clique aqui

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem