• Escola Superior do MPPR

Notícias

19/11/2019

Formação inicial de facilitadores em "Círculos Restaurativos"

O Ministério Público do Paraná, por meio de seu Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (NUPIA), promoverá no período de 25 a 27 de novembro de 2019, das 8h30 às 12h30 e das 13h30min às 17h30min, o curso Formação inicial de facilitadores em “Círculos Restaurativos”, na modalidade presencial, em Curitiba.

Os encontros serão baseados na construção coletiva do conhecimento por meio da vivência dos círculos restaurativos, de reflexão e transformação, propiciando também noções sobre princípios e pressupostos da metodologia circular e da justiça restaurativa.

Serão realizados exercícios de autoconhecimento e compartilhamento de histórias, sempre na perspectiva de interlocução com práticas adequadas à utilização no sistema de justiça.

O objetivo é introduzir os participantes nas técnicas e conteúdos que os habilitem a conduzir círculos de construção de paz em cenários conflitivos, e círculos de reflexão em diversos contextos.

Objetivando a formação completa nas práticas propostas, os participantes poderão realizar um estágio sob orientação do NUPIA (carga horária e descrição abaixo), para obter um certificado complementar.

 

Conteúdo Programático 

• A importância do autoconhecimento para o facilitador e a sua percepção sobre conflitos;

• Contextualização histórica e conceitual sobre a justiça restaurativa e os círculos restaurativos;

• A política de incentivo à autocomposição no Ministério Público;

• O objeto da palavra: uso, escolha, funcionamento no círculo e o papel do facilitador na utilização do objeto;

• O funcionamento do procedimento circular e de cada uma de suas etapas; os dilemas da construção do consenso; a qualidade do espaço do círculo e o espírito de colaboração; técnicas vinculadas à condução do círculo; desafios durante a condução do círculo;

• Aspectos da comunicação não-verbal; introdução à temática da diversidade como elemento fundamental para a construção de um consenso mutuamente satisfatório e enriquecedor;

• A Roda da Medicina e suas quatro dimensões; os 7 pressupostos centrais;

• Organização de iniciativas restaurativas e projetos; convites para participar de prática restaurativa; preparação de potenciais convidados a participar das práticas (os pré círculos); planejamento dos pontos específicos do círculo (roteiro); autopreparação;  realização do círculo; pós-círculo.

 

Datas e horários

25 a 27 de novembro, das 8h30 às 12h30min e das 13h30min às 17h30min. 

 

Local

Auditório da Associação Paranaense do Ministério Público ( R. Mateus Leme, 2018 - Centro Cívico, Curitiba)

 

Público

Atividades para membros e servidores do MPPR (indicados pelo NUPIA) e notificados pela Escola Superior do MPPR, selecionados com prioridade por integrarem equipes que já manifestaram em pesquisa realizada também pelo NUPIA, interesse por capacitações em práticas restaurativas circulares.

 

Forma de participação

Presencial

 

Carga Horária

30 horas 

 

Certificado

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará por e-mail os certificados, àqueles que participarem de todo o curso (100% das atividades) com assinatura em lista de presença.

 

Autorizações

Resolução de autorização do PGJ para participação dos membros do MPPR 

Portaria de autorização da SUBADM para participação dos servidores do MPPR 

 

Atividade complementar: Realização de estágio em práticas circulares restaurativas como atividade complementar - os cursistas que finalizarem a formação de 30 horas deste curso, poderão efetuar um estágio sob orientação do NUPIA, consistente na participação em 4 círculos restaurativos de reflexão e 4 círculos destinados a transformar conflitos, incluindo acompanhamento a pré círculos e pós-círculos, e receberão também certificado deste estágio em práticas circulares restaurativas.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem