• Escola Superior do MPPR

Notícias

12/11/2019

Inovações na formação de integrantes do MP são tema de encontro do Planejamento

Oportunidades de inovação e aperfeiçoamento na produção e difusão do conhecimento no Ministério Público foram o foco das discussões no encontro que encerrou a segunda etapa de revisão do Planejamento Estratégico no MPPR. O evento sobre capacitação e formação continuada foi realizado na última sexta-feira, 8 de novembro, no Bloco II da sede da instituição, em Curitiba.

Assista à gravação do encontro >>

No período da manhã, o encontro foi direcionado aos membros e servidores que integram os conselhos Diretor e Científico-Pedagógico da Escola Superior do MPPR. Na abertura, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Estratégico, Marcos Bittencourt Fowler, contextualizou as etapas da revisão do planejamento e ressaltou que se trata de um processo contínuo e permanente. “No desdobramento da próxima fase, serão definidos projetos, ações, indicadores e metas para o futuro. A preocupação é que todas as áreas sejam incorporadas nesse desafio”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, reforçou a importância da presença de todos os integrantes da instituição no Congresso Estadual do MPPR, que será realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Curitiba. “Além de participações ilustres, o evento consolidará a revisão do planejamento estratégico. Os resultados dos encontros regionais serão disponibilizados para validação e priorização das temáticas para os próximos anos”, salientou.

O coordenador da Escola Superior, promotor de Justiça Eduardo Cambi, falou sobre o desafio na gestão do conhecimento e dos talentos da instituição. “A qualidade do serviço prestado à sociedade tem íntima relação com nosso capital humano e com as boas práticas que desenvolvemos.”

Novos projetos

Na sequência, houve a participação, via webcast, do secretário-geral interino do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), procurador regional da República Maurício Andreiuolo, que falou sobre o protocolo de cooperação técnica com o MPPR para uso do sistema “Banco de Talentos”, que permitirá a realização de um cadastro de formação acadêmica dos integrantes da instituição.

As principais inovações e os resultados obtidos pela Escola Superior neste ano foram apresentados em vídeo.  No restante da manhã, os conselheiros apreciaram o Relatório de Atividades de 2019 e discutiram as possibilidades de inovação da Escola, para a melhoria da formação dos integrantes.

Oficinas de planejamento

A programação da tarde teve início com uma oficina de planejamento e prospecção de inovações, que contou com a participação de convidados selecionados de acordo com as funções institucionais: procuradores de justiça, promotores de Justiça de entrância inicial ou intermediária, promotores de Justiça de entrância final, coordenadores dos Grupos de Estudo, assessores jurídicos, oficiais de promotoria, servidores e estagiários de Direito.

Cada grupo compôs uma mesa de discussão, para debater o cenário atual do MPPR, o perfil profissional ideal, os temas e áreas prioritárias para capacitação, as iniciativas possíveis e as estratégias de comunicação e de mobilização. Os resultados das discussões foram apresentados em plenária e serão analisados para alinhamento das ações da Escola Superior às demandas estratégicas do MP.

Encerramento

A segunda etapa do Planejamento Estratégico foi composta por quatro encontros no total, todos em Curitiba, nos quais foram discutidos assuntos comuns a todas as áreas de atuação: atendimento, inovação, assessoramento técnico à execução e capacitação e formação continuada.

As reuniões da primeira etapa foram realizadas em nove comarcas (Ponta Grossa, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá e Umuarama). Cada local sediou as discussões relacionadas às seguintes áreas de atuação do MPPR: Criança e Adolescente e Educação; Consumidor; Cível, Fundações e Terceiro Setor; Criminal, Júri e Execução Penal; Direitos Humanos; Idoso e Pessoa com Deficiência; Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo; Ordem Tributária; Patrimônio Público; e Saúde Pública.

Todas as informações, inclusive a gravação das reuniões, estão disponíveis no hotsite do Planejamento Estratégico.

Mande suas sugestões

Membros e servidores ainda podem encaminhar contribuições por meio dos formulários disponíveis nas páginas dos encontros temáticos. A Subplan já está sistematizando o conteúdo da primeira fase, que passará por revisão dos Caops. O material compilado será apresentado a todos os membros e servidores, e a validação do planejamento ocorrerá durante o Congresso Estadual do MPPR, em dezembro.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem