• Escola Superior do MPPR

Notícias

23/06/2020

Assista à gravação do MP Debate: Covid-19 e o superendividamento dos consumidores

A Escola Superior do MPPR, em parceria com o Caop de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, promoveu debate na quinta-feira, dia 25 de junho, às 9h30, sobre as consequência e as implicações do superendividamento dos consumidores em decorrência da pandemia da Covid-19.

As mudanças e implicações na realidade do consumidor diante de um cenário de recessão econômica causado pelas medidas preventivas relacionadas à pandemia, que acarretou o fechamento de diversos postos de trabalho e dificultou, e até mesmo impediu, o exercício de várias atividades comerciais, o elevado índice de desemprego e a consequente inadimplência, assim como a mudança das formas de atendimento e consumo por meio de plataformas digitais, que se tornaram uma realidade mais presente na vida das pessoas, integram a pauta de discussões. 

Convidados:

Claudia Lima Marques - é professora titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora e Doutora em Direito “summa cum laude” pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Mestre em Direito Civil e em Direito Internacional Privado pela Universidade de Tübingen, Alemanha, e especialista em Direito Comunitário Europeu pela Universidade do Sarre. Em 2019 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Savoie Mont Blanc, da França. É diretora da International Association of Consumer Law e da Association Internationale de Droit de la consommation, (Bruxelas, Bélgica). É chair do Comitê de Proteção Internacional dos Consumidores da International Law Association (Londres, Reino Unido). Também é diretora da Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung (Associação Luso-Alemã de Juristas), e membro da Académie Internationale de Droit Comparé/ International Academy of Comparative Law (Paris, França).

Guilherme Magalhães Martins - é promotor de justiça titular da 5ª Promotoria de Tutela Coletiva do Consumidor e do Contribuinte da Capital – Rio de Janeiro. Professor associado de Direito Civil e de Direito do Consumidor da Faculdade Nacional de Direito – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor permanente do Doutorado em Direito, Instituições e Negócios da Universidade Federal Fluminense.

Ciro Expedito Scheraiber - é procurador de justiça do MPPR e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica do MPPR.

 

Público: integrantes do MP brasileiro e demais interessados.

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Novidades Jurídicas”.

Parceiros: Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica.

 

Serviço:

Data: quinta-feira, 25 de junho

Horário: 9h30

 

Acesso à gravação

Assista aqui

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem