• Escola Superior do MPPR

Notícias

26/06/2020

[MP Debate] Impactos da pandemia da Covid-19: como ficam os idosos e as instituições de longa permanência (ILPIs)?

A Escola Superior, em parceria com o Caop de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, promoveu no dia 1º de julho, às 10h,  debate sobre a importância de, neste contexto de pandemia, diante de uma doença que assola a população idosa, grupo de risco especialmente vulnerável às complicações causadas pelo Coronavírus, o Poder Executivo e o Ministério Público direcionarem a atenção para esse segmento da população, sobretudo àqueles que vivem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), locais de residência coletiva que têm se mostrado ainda mais suscetíveis à proliferação do vírus. 

Além disso, foram discutidas estratégias, bem como apresentadas ferramentas e orientações às Promotorias de Justiça, visando à atuação ministerial efetiva, para minimizar as consequências causadas pela pandemia em relação aos idosos e impedir que desastres como os verificados em vários países também ocorram nas ILPIs localizadas no Paraná.

Ademais, imprescindível aprofundar a reflexão sobre o contexto específico das ILPIs no estado do Paraná, tendo em vista que a situação dessas instituições diante da pandemia é extremamente preocupante. Neste cenário de acolhimento institucional, têm sido recorrentes as notícias sobre surtos da COVID-19, com elevado número de pessoas infectadas, tanto idosos quanto profissionais, bem como alarmantes dados sobre óbitos de residentes. 

De acordo com levantamento realizado pelo Projeto “MP Inclusivo: ILPIs Fiscalizadas”, existem aproximadamente 384 ILPIs no Paraná, as quais abrigam milhares de idosos. Assim, considerando a função do Ministério Público como importante órgão fiscalizador dessas instituições, além do seu papel articulador na garantia dos direitos dos idosos, imprescindível apresentar e debater o tema com os membros e servidores, especialmente aqueles que atuam na área de defesa dos direitos dos idosos e da saúde pública.

Convidadas: 

Adriane Miró Vianna Benke Pereira é graduada em Medicina, pela Universidade Católica do Paraná. Possui especialização em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e em Geriatria e Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Gerontologia Biomédica pela PUC-RS. Em 2013 criou o Ambulatório de Saúde do Idoso do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que chefiou até 2018. Atualmente é assessora técnica da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Rosana Beraldi Bevervanço - Procuradora de Justiça no MPPR, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Melissa Cachoni Rodrigues - Promotora de Justiça no MPPR, atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

 

Serviço:

Data: quarta-feira, 1 de julho

Horário: 10h

Acesso à gravação:

Assista aqui

Atenção! É preciso estar logado em sua conta institucional para obter acesso. Evite estar logado em mais de uma conta Google em seu navegador, no momento do acesso. Evento restrito a membros e servidores do MPPR.

Público: restrito a membros e servidores do MPPR.

Parceria: Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Novidades Jurídicas”.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem